RBD nas plataformas: confira os números e recordes da primeira semana
O retorno da discografia do RBD às plataformas digitais quebrou recordes nesta semana. O sexteto mexicano, que foi um fenômeno na música latina na primeira década do século, colocou diversas músicas entre as mais tocadas em plataformas digitais como Spotify, YouTube e Apple Music.
Na época de formação do grupo, entre 2004 e 2009, eles lançaram nove álbuns de estúdio, em espanhol, inglês e português. No total, Alfonso, Anahí, Christian, Christopher, Dulce e Maite venderam mais de dez milhões de cópias em apenas cinco anos.
O álbum “Nuestro Amor” (2005) conquistou Disco de Platina após sete horas de lançamento no México. Já a turnê pelo Brasil em 2006 é considerada a maior de um artista estrangeiro até hoje. Nessa ocasião, se tornaram o primeiro artista hispano a lotar o Maracanã como artista principal.
O retorno do grupo às plataformas em 2020 possibilita recordes em um cenário distinto de consumo de música. No lugar das versões físicas de CD, os números das plataformas musicais ditam o que faz ou não sucesso. Confira os números da primeira semana do RBD nas plataformas digitais:
Recordes no Spotify
A playlist “This Is RBD” se tornou a mais seguida em apenas 24 horas, com 175 mil seguidores. A marca ultrapassou o recorde do grupo sul-coreano de k-pop BTS, que era de 125 mil. Além disso, a Universal Music divulgou outros recordes conquistados pela banda nesta terça (8). Confira:
No dia do lançamento, o RBD foi o artista mais tocado simultaneamente em nível global
O maior número de faixas de um mexicano no Top 200 do Spotify Global.
“Sálvame” é a melhor estreia de um artista de língua espanholas no Top 200 Global.
O maior número de faixas de um artista de língua espanhola no Top 200 do Brasil.
O maior número de faixas de um artista mexicano no Top 50 do Spotify México.
21 faixas, sendo três delas nos 10 primeiros lugares no Top 50 Viral Global.
39 faixas, sendo nove delas nos 10 primeiros lugares no Top 50 Viral do Brasil.
24 faixas, sendo oito delas nos 10 primeiros lugares no Top 50 Viral do México.
Além do México e do Brasil, o RBD também emplacou músicas entre as 200 mais ouvidas em 13 países: Bolívia (6 músicas), Chile (9), Colômbia (23) , Costa Rica (10) , Equador (23), El Salvador (17), Guatemala (9), Honduras (12), Nicarágua (17), Panamá (12), Paraguai (11), Peru (24) e República Dominicana (24).
Além de “Sálvame”, as faixas "Sólo Quédate en Silencio", "Rebelde", "Nuestro Amor", "Ser o Parecer", "Un Poco de tu Amor", "Enséñame", "Este Corazón", "Aún Hay Algo", “Tu Amor” e “Empezar Desde Cero” estão na lista das preferidas do público.
Atualmente, o Spotify Brasil registra 44 faixas do grupo no TOP 50 Viral, fazendo com que eles quebrassem o recorde divulgado pela própria gravadora. Já no TOP 50 Viral Global, a banda mantém dez faixas na lista.
Músicas mais ouvidas
A Universal Music está satisfeita com a repercussão das músicas do grupo após doze anos de extinção. De acordo com os números da gravadora, o grupo colocou nove faixas no TOP 200 Global do Spotify.
Já na Apple Music, o grupo atingiu o TOP 100 em 11 países. As músicas que se destacaram foram as dos álbuns “Rebelde” (2004) e “Nuestro Amor” (2005), sendo o single “Sálvame” o mais executado.
Videosclipes atingem 10 milhões de views
O RBD acumulou 10,1 milhões de reproduções em seus vídeos no novo canal oficial do grupo no YouTube. O Brasil foi o país que deu visualizações ao grupo, seguido por México, Colômbia, Peru e Estdos Unidos.
Três cidades brasileiras ainda aparecem no TOP 10 de cidades que mais escutaram a banda ao redor do mundo no YouTube. São Paulo, com 313 mil views, Rio de Janeiro, com 156 mil, e Fortaleza com 75,5 mil.
Sálvame é a o videoclipe com mais visitas nesse período, com mais de um milhão de views. “Solo Quédate En Silencio”, “Rebelde” e “Nuestro Amor” também se destacam.
Impacto positivo nas carreiras solos
O retorno da discografia às plataformas também impulsionou os números das carreiras solos do ex-integrantes. Anahí, Christian Chávez, Dulce Maria e Maite Perroni viram seus ouvintes mensais no Spotify multiplicarem.
Maite Perroni, que já era a mais ouvida na plataforma, saltou de 900 mil para quase quatro milhões. A cantora não via números semelhantes desde 2017 quando lançou o single “Loca”, em parceria com Cali y el Dandee.
Já Anahí, Dulce María e Christian Chávez ultrapassaram a marca de três milhões de ouvintes mensais na plataforma pela primeira vez.
____
Com atualizações diárias, a categoria "Notícias" é para quem quer ficar por dentro de tudo o que acontece com as mulheres (e para as mulheres) dentro do mundo da cultura
Comments